UNIAGRO
Matopiba: águas de março ajudam fase final do desenvolvimento da soja
05/03/2020 10:18 em Notícia

Com o atraso no plantio do Matopiba, as chuvas de março, por enquanto, não estão prejudicando a colheita. Como a semeadura foi prorrogada até o início de 2020, as lavouras ainda estão em fase de desenvolvimento e vão aproveitar bastante as chuvas de  mais de 100 milímetros que estão previstas para parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia nos próximos 5 dias. 

Nesta quinta-feira, 5,  seguem as condições de bastante chuva em grande parte do Nordeste.  Depois de muita chuva registrada no Maranhão nos últimos dias, os acumulados ainda serão significativos, em torno dos 30 a 50 milímetros de chuva em 24 horas. Chove de forma mais intensa também entre o Piauí, Ceará, oeste do Pernambuco e Bahia, onde há risco ainda para temporais mais localizados. Já nas demais áreas, há previsão de chuva, só que de forma mais fraca e passageira, nada que cause grandes preocupações.

O grande destaque nesta sexta-feira, 6, vai para os elevados acumulados de chuva esperados para toda a região sul e parte do sudoeste e oeste da Bahia, onde um corredor de umidade atua intensificando os volumes de chuva nestas áreas. Chove de forma bastante intensa também entre o Maranhão, Piauí e Bahia. No Rio Grande do Norte e Sergipe, o predomínio é de bastante sol e calor, com previsão de chuva bastante fraca e passageira. 

No sábado, 7, a chuva ganha ainda mais força sobre o sul, sudoeste e oeste da Bahia, com acumulados que podem ultrapassar os 90 milímetros de chuva. Isso ocorre por conta da combinação entre um corredor de umidade da Amazônia, com as altas temperaturas que já vem sendo registradas na região que juntos favorecem as condições para chuva bastante intensa e volumosa.

Muita atenção, pois a chuva vem com potencial para descargas elétricas e ainda causar maiores transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra, transbordamentos de rios e diversos outros prejuízos. Demais áreas recebem pancadas de chuva mais isoladas e passageiras, com maiores acumulados concentrados novamente entre Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco.

No domingo, ainda seguem as condições para chuva bastante intensa sobre a Bahia, e que agora se espalham por grande parte do estado. Atenção redobrada para os maiores transtornos que toda essa chuva contínua e volumosa pode causar. Nas demais áreas a chuva vem de forma bastante pontual e passageira, nada que cause grandes preocupações. A chuva começa a dar uma trégua sobre o território baiano somente no início da próxima semana.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!