O desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra segue avançando no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (27), 30% das lavouras já estavam em enchimento de grãos.
Ao mesmo tempo, 51,7% das áreas estão em fase de floração e 17,6% seguem em desenvolvimento vegetativo.
Os técnicos da Conab destacam que, as condições climáticas seguem favoráveis no Mato Grosso, enquanto precipitações ocorridas nos últimos dias contribuíram para o desenvolvimento do cereal no Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Em Minas Gerais, a avaliação é de que as primeiras áreas semeadas apresentam porte baixo e espigas pequenas, em função do veranico ocorrido em fevereiro.
Enquanto isso, os trabalhos de colheita da safra de verão atingiram 71,9% do total cultivado, saltando dos 68,2% da última semana e se mantendo a frente dos 63,1% registrados no mesmo período de 2024 e dos 68,1% da média dos últimos cinco anos.
Os estados mais adiantados na colheita são São Paulo (100%), Paraná (95%), Santa Catarina (94,2%), Rio Grande do Sul (83,8%), Minas Gerais (74,8%), Bahia (57,2%), Goiás (45,4%), Maranhão (7,6%) e Piauí (5,25%).
Das áreas que continuam em campo, 20% estão em maturação, 7,3% em enchimento de grãos e 0,9% seguem em floração.
Os técnicos da Conab apontam que a colheita avançou pouco no Rio Grande do Sul, com produtores priorizando a colheita da soja e se aproxima do fim na Bahia.
Já no Piauí e no Maranhão, a colheita foi iniciada, enquanto ainda avança no norte e leste de Goiás.