UNIAGRO
LEM é sede da Abertura Nacional da Colheita de Soja 2020/2021
22/01/2021 17:21 em Novidades

 

A Abertura Nacional da Colheita de Soja 2020/2021 acontece em 04 de fevereiro, a partir das 09h, na sede da Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Pela primeira vez, o maior evento da sojicultura do País acontece no estado da Bahia e região Matopiba – extensão geográfica formada por territórios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A Abertura da Colheita terá a participação de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, nacional, estadual e municipal, além de lideranças regionais, pesquisadores e produtores rurais.

Neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, o evento acontecerá em formato multiplataforma, interligando palestrantes, convidados e jornalistas, conectados via internet com os participantes do evento, que estarão em número reduzido, obedecendo todos os protocolos de segurança pós Covid-19. Os participantes podem acompanhar no auditório da Fundação Bahia, os painéis que este ano têm como tema: Vendas de terras para estrangeiros; Desafios de mercado, Questões tributárias; Tecnologias e o Clima para a colheita. Aqueles que não estiverem pessoalmente, podem acompanhar toda programação através da televisão, do site, do Facebook e Youtube do Canal Rural e participar enviando perguntas pelas redes sociais.

Após os painéis, será realizado o tradicional enfileiramento das colheitadeiras, que serão operadas por autoridades da região, marcando o início da colheita em todo território brasileiro. “A Aprosoja Brasil nos proporcionou a vinda deste evento tão importante para o oeste da Bahia e Matopiba. Através da abertura Nacional da Colheita de Soja teremos a oportunidade de mostrar para o País o potencial da nossa região, a tecnologia utilizada, e a produtividade, através da agricultura sustentável que empregamos aqui e que confirma o compromisso e o respeito de nós produtores ao meio ambiente. Será um grande evento, contaremos com representantes do governo, federal, estadual e municipal, e nesta oportunidade também apresentaremos as demandas do agronegócio para a nossa região”, disse o presidente da Aprosoja Bahia, Alan Juliani.

Pela primeira vez em nove anos, a cerimônia simbólica da colheita da soja será realizada em fevereiro, uma adaptação necessária para contornar o atraso do plantio, devido à falta de umidade. Mesmo com o atraso, de acordo com a Aprosoja Brasil, os produtores brasileiros devem colher 127,57 milhões de toneladas de soja na safra 2020/2021, um acréscimo de 2,2% sobre os 124,4 mis/t da safra passada, representando um novo recorde de produção da oleaginosa.

Fonte: Ascom Aprosoja Bahia

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!